“Tá chorando por quê?”
Quem nunca ouviu essa frase na infância? Muitas vezes, nem sabíamos responder. Afinal, durante essa fase, tudo é novo, especialmente as emoções que vão surgindo conforme crescemos. A habilidade de reconhecer e expressar sentimentos é fundamental não apenas para a nossa vida social, mas também para o diálogo que temos com nós mesmos. É aí que entra a importância da inteligência emocional. Saber nomear o que sentimos nos ajuda a entender, validar e lidar melhor com nossas emoções.
Pensando nisso, nesta semana do Dia das Crianças, trazemos uma dica incrível para ajudar as crianças (e os adultos também!) a desenvolverem essa habilidade: o Emocionário. Esse livro funciona como um dicionário de emoções, apresentando 42 sentimentos de forma simples, acompanhados por ilustrações e descrições que ajudam a compreender melhor cada emoção.
O Emocionário faz parte do projeto espanhol Di lo que sientes, que visa explorar o universo emocional das crianças. É um ótimo recurso, super didático para ser usado em sala de aula, em casa ou até mesmo para leitura individual, ajudando crianças de todas as idades a navegarem melhor pelo mundo dos sentimentos
Hellen Freitas
Graduanda em Psicologia (IP/UFRJ) e Bolsista do Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade.