nossas publicações

LIDDICA – Artistas Negros Que Revolucionaram a Música no Brasil

LIDD - CAPAS TWITTER

A LIDDICA de hoje traz uma provocação importante: Você já parou para pensar na contribuição dos homens negros para a música brasileira?

Não? Então para tudo e chega mais!

Muitos artistas negros revolucionaram a música brasileira com talento, inovação e ancestralidade viva. Seus feitos, moldados pela negritude, permanecem atravessando gerações, construindo novas identidades e ecoando Brasil afora. 

Mas é preciso protagonismo!

Por isso, reconhecer esses artistas (e tantos outros) vai muito além de exaltar ícones culturais. É compreender que a história da música no Brasil foi — e continua sendo — profundamente concebida por pessoas negras e suas potências criativas. Cada acorde é, portanto, arte e, também, um ato de resistência, memória e construção coletiva.

E é claro que o LIDD separaria alguns desses gigantes. Confira:

  • Pixinguinha (1897–1973):  Um dos pais do choro moderno, foi compositor, instrumentista e maestro. Incorporou elementos do jazz e da música clássica à música brasileira, revolucionando sua sonoridade com talento no saxofone e na flauta.

  • Cartola (1908–1980): Um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, é considerado um dos maiores sambistas do Brasil. Suas composições líricas e emocionantes retratam com sensibilidade a vida no morro e o amor.

  • Milton Nascimento: Dono da inconfundível “voz de anjo”, é um dos maiores representantes da MPB e também participou do Clube da Esquina, movimento que transformou a sonoridade da música brasileira com lirismo e sofisticação.

  • Gilberto Gil: Cantor, compositor e multi-instrumentista, foi um dos principais nomes do Tropicalismo, unindo MPB a influências do rock, reggae e axé. Reconhecido mundialmente, também atuou politicamente como Ministro da Cultura do Brasil no fim dos anos 2000.

  • Jorge Ben Jor: Criador de um estilo único que mistura samba, funk, rock e soul, é referência por suas letras criativas e pela sonoridade contagiante. Sua música embala gerações e se conecta diretamente com a energia de uma das maiores festividades brasileiras: o Carnaval.

  • Djavan:  Reconhecido pela habilidade de misturar ritmos como jazz, soul e samba, construiu uma carreira marcada por harmonias sofisticadas e letras poéticas, atravessando gerações e fronteiras ao longo de quase 60 anos de carreira.

Tem algum desses artistas na sua playlist?

Conta pra gente nos comentários e fique de olho nas próximas postagens do LIDD! 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *