nossas publicações

Grupo de estudos: “Vidas Rebeldes, Belos Experimentos”, Saidiya Hartman

LIDD - CAPAS TWITTER

Na manhã de ontem (02/10), nosso grupo de estudos leu os primeiros capítulos de “Vidas Rebeldes, Belos Experimentos” de Saidiya Hartman, apresentado por Marina Lopes. 

Pondo em prática a sua fabulação crítica, a autora versa sobre os arquivos violentos de meninas e mulheres afro-americanas do século 20. 

Hartman cria uma contranarrativa em torno das problemáticas imagens opressivas de meninas e mulheres negras dissidentes, a fim de imaginar o que teria acontecido na vida pregressa de cada uma delas: afetos, hábitos, espaços intímos. O cenário onde se desenrolam tais histórias é o gueto — lugar não só de exploração do conhecimento das Humanidades, assim como também o lar das comunidades negras construídas face à marginalização. 

Após a leitura, nosso grupo debateu a respeito da proposição acadêmica, artística e política que a autora emprega através da fabulação crítica. As discussões do livro se afastam do olhar instrumental das Ciências Sociais, ao enxergar beleza em existências e territórios historicamente vistos como brutais. Nessa construção imaginativa, a rebeldia é valorizada num lugar de prática libertária dentro dos contextos opressores. Mais do que isso, a memória se torna viva, transcendendo qualquer narrativa histórica.

📚 Em breve, voltamos com mais estudos e resenhas!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *