nossas publicações

Grupo de estudos: Capítulo de Emilly Lima

LIDD - CAPAS TWITTER

Na manhã da última quinta-feira (23/10), nosso grupo discutiu o material de qualificação de Emilly Lima, mestranda no PPGCOM/UFRJ, orientada pela nossa líder, Fernanda Carrera. 

No primeiro capítulo da dissertação “O Segredo na(s) Cultura(s) Afro-brasileira(s) e as Tecnologias Digitais”, Emilly aborda as formas de acesso para além do meio digital, pensando na lacuna de informações sobre as manifestações populares e religiosas negras — por exemplo, dados errados nos softwares de conversação por I.A, como o Chat GPT. 

Também, se mostra uma forma de manutenção cultural: entendemos que nem tudo será (hiper)visível aos olhos através de conteúdos mostrando sejam os cortejos de rua do Bembé do Mercado (BA), seja o Carnaval nas arquibancadas da Marquês de Sapucaí (RJ). 

Do exposto ao experienciado, perpassando a problemática do “turismo fotográfico” em conjunto com a “transparência” espetacularizada das mídias, a chave do segredo é uma tecnologia negra primordial para o fortalecimento da conexão numa dimensão sensorial, vivida coletivamente. 

Desejamos uma ótima qualificação para Emilly e que esta dissertação venha gerar muito frutos 🩷🫂📚

Voltamos na próxima semana com mais resenhas! 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *