Hoje é dia de LIDD Kids por aqui!
E finalizando o mês das crianças, hoje trouxemos uma super dica de livro para ler e refletir com a criançada: Crônicas indígenas para rir e refletir na escola, de Daniel Munduruku. A partir de crônicas rápidas, o escritor e professor indígena, utiliza sua experiência para ressignificar a narrativa educacional que segue reforçando estereótipos no imaginárico social. Nesta obra, de apenas 88 páginas, Daniel promove risos enquanto estimula a consciência e o conhecimento sobre a diversidade cultural e a necessidade de reconhecer outras perspectivas além das impostas pela história colonial.
A lei 11.645, sancionada em 2008, tem por objetivo acrescentar a obrigatoriedade do
ensino da temática indígena ao que estabelecia a lei 10.639, que já previa a exigência de se
inserirem, obrigatoriamente, conteúdos de história e cultura afro-brasileira nos currículos da
educação básica em estabelecimentos públicos ou privados. Ainda assim, o ensino sobre a história, memória e cultura indígena segue invisibilizado na sociedade. Nesse sentido, esta obra nos auxilia na busca pela valorização da literatura indígena.
“Para que servem estes pequenos textos que aqui lhes apresento? Para que possamos nos espantar com aquilo que nos parece óbvio, mas não é. Não é, porque pouco sabemos sobre essas populações. O que nos ensinaram tem a ver com a tal da história única contada por uma voz estridente que nunca nos ofereceu outras versões e por conta disso acabamos por aceitar o que nos era ensinado.” – Daniel Munduruku.
Hellen Freitas
Graduanda em Psicologia (IP/UFRJ) e Bolsista do Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade.