O LIDDICA desta semana é a exposição individual “Eterno Vulnerável”, da artista Castiel Vitorino Brasileiro, que acontece no Solar dos Abacaxis (Mercado Central), no centro do Rio de Janeiro.
Reconhecida por propor espaços e procedimentos que entrelaçam arte, espiritualidade e psicologia, a artista – que também é escritora e psicóloga clínica – estreou a mostra no dia 26 de julho, reunindo trabalhos que se aprofundam no eixo principal de seu trabalho: o entendimento dos processos de cura como processos de construção da liberdade.
Com curadoria de Bernardo Mosqueira e Matheus Morani, a exposição ocupa dois andares e é composta por 40 obras inéditas e comissionadas, entre pinturas, instalações, esculturas, mosaicos, cerâmicas, desenhos e vídeos.
“Eterno Vulnerável” nasce da arte como experîencia viva e da espiritualidade como campo político, afetivo e criativo. A artista evoca a importância das formas de viver não-normativas e na liberdade como luta cotidiana, desafiando os rótulos convencionais da arte, dialogando com sua subjetividade e ancestralidade. O próprio título fala da natureza como um espaço frágil, em risco e nunca garantido, sendo “objeto de um esforço constante para ser alcançada, sustentada e imaginada”, como afirmou o curador Bernardo Mosqueira, que também pontua o poder da vulnerabilidade como chão para aprendermos com a sabedoria dos sentimentos e sermos mais livres em nós mesmos.
O Solar dos Abacaxis está disponível para visitação de quarta a sábado, das 10h às 18h e a exposição fica aberta à visitação até o dia 01 de novembro de 2025,
Endereço: Rua do Senado, 48 – centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita!
Gostou dessa liddica? Então fique ligado para as próximas!