nossas publicações

LIDDICA – O Bastardo: O retrato do Brasil é preto

323676128_125442963737368_2365357185409228152_n

A liddica dessa semana é a exposição “ O retrato do Brasil é Preto” do artista plástico O Bastardo com curadoria de Marcelo Campos e Lilia Schwarcz.  A mostra, primeira individual do artista em uma instituição, faz parte das comemorações dos 10 anos do Museu de Arte do Rio, o querido MAR dos cariocas. Na mostra, o jovem de 25 anos, nascido e criado na Baixada Fluminense, retrata suas vivências pelo Rio de Janeiro e expressa através da sua arte trajetórias negras que admira. Subvertendo a narrativa do preto subalterno, comum aos museus, essa exposição celebra o protagonismo e exalta com orgulho a estética da população preta, desde a periferia aos holofotes, da liderança política ao anônimo. 

Divididas em quatro blocos – Sobre os começos, Pretos de griffe, Assinaturas pretas e Narrativas pretas: identidade e imaginário popular – as obras apresentam personagens negras que vão do Salão de Tia Nenê, em Mesquita – onde o artista cresceu, a nomes célebres do blues e do rap norte-americanos; bem como ícones pretos contemporâneos, passando por ícones do esporte, do samba e das artes cênicas.

Longe do discurso de marginalização e além da pauta sobre o racismo, a exposição exclama: Nosso corpo também é arte!!!!

Ficou curioso? Vai lá conferir!

Exposição está aberta para visitação até dia 28 de maio, de quinta-feira a domingo, entre 11h às 18h (última entrada às 17h).

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *