As eleições municipais aconteceram recentemente em todo o país, mas não podíamos deixar de falar um pouquinho sobre a representatividade das mulheres negras e suas contribuições políticas no Brasil.
Por isso, na liddica de hoje iremos falar sobre Mulheres Negras que Transformaram a Política no Brasil. Essas líderes não apenas abriram caminhos, mas também redefiniram o cenário político, lutando incansavelmente por justiça, igualdade e direitos humanos.
Érika Hilton é uma dessas vozes poderosas. Ela foi uma das primeiras vereadoras trans da Câmara Municipal de São Paulo e atualmente ocupa o cargo de deputada federal eleita no Brasil. Érika tem se destacado na luta pelos direitos da população LGBTQIA+ e pela inclusão racial. Além disso, sua atuação é marcada pela promoção de políticas públicas que visam a equidade social e a visibilidade das minorias, além de seus esforços para aproximar os jovens acerca dos debates políticos vigentes.
Entretanto, antes de Hilton já existiam outras políticas negras fazendo história em nosso país. Benedita da Silva foi a primeira mulher negra a ser eleita para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Com uma trajetória rica em ativismo social, Benedita defende incansavelmente os direitos das mulheres e da população negra, contribuindo para a formulação de políticas que buscam justiça e inclusão.
E, se falamos sobre essas pautas, precisamos falar de Almerinda Gama, um ícone da luta pelos direitos da mulher e da população negra. A advogada foi a primeira mulher negra a ser eleita vereadora no Brasil no início do século 20, sendo lembrada por seu compromisso com os direitos das trabalhadoras e pela luta por igualdade racial.
Antonieta de Barros, por sua vez, foi a primeira mulher negra eleita para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Seu trabalho em prol da educação e dos direitos das mulheres fortaleceu o movimento negro e a luta por políticas de inclusão e diversos outros direitos humanos, que por volta dos anos de 1930, pareciam impossíveis!
Por fim, não podemos deixar de falar sobre Marielle Franco, uma figura emblemática que deixou um legado duradouro que assola todo o país há mais de 5 anos após o seu assassinato. Vereadora do Rio de Janeiro, Marielle foi uma voz ativa contra a violência e a desigualdade social. Sua luta pelos direitos humanos, pelos direitos das mulheres e pela população negra a tornaram um símbolo de resistência, cuja memória e mensagem continuam a inspirar ativistas até hoje.
Cada uma dessas mulheres já conquistou espaços significativos em nossa história e, ao lutarem por direitos, inclusão e justiça social para a população negra, todas elas vêm colaborando ao longo de séculos para a construção de novas oportunidades para as novas gerações.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais em nosso acervo aqui no site e em nossas redes sociais!💜