sobre

quem somos

Fernanda Carrera

Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda – ECO/UFRJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Líder do grupo de pesquisa LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ).

Ana Carla Ferreira dos Santos

Mestra em Cultura e Territorialidades pelo PPCULT/UFF. Graduada em filosofia pela UERJ. Especialista em Gestão Pública e Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública. Pesquisadora do Núcleo de estudo e pesquisa em geografia regional da África e da diáspora – NEGRA – FFP/UERJ. Faz parte do Grupo de estudo em Epistemologias e Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas do NEGRACT/UFDPar.

Beatriz Costa do Nascimento

Jornalista e mestranda no PPGCOM/UFF. Produziu um documentário sobre cultura periférica, estagiou na Fiocruz e foi assessora de imprensa em campanhas eleitorais, em 2020. Trabalha com relações públicas no Instituto Plataforma Brasil. Faz parte do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Música e Cultura – Musilab e pesquisa a criminalização do funk, especificamente na cidade do Rio de Janeiro.

Sandra Martins da Silva

Jornalista, Mestra em História Comparada/UFRJ e doutoranda em Comunicação/UFF. Integrante do MIDCOM, cofundadora da Cojira-Rio/SJPMRJ. Gestora da 3ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. No mestrado, pesquisou a trajetória do Grupo André Rebouças (GTAR). Tem publicações sobre oficinas educomunicativas, ativismo antirracista no jornalismo e biografias de intelectuais negros/as.

Rosane Romão

Psicóloga e Doutoranda pelo PPGCOM/UFF. Foi palestrante e co-organizadora do Novembro Negro, promovido pelo Coletivo Negro Marcos Romão, em 2021. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública (2015). Indicada como Mulher Negra Destaque pelo Fórum de Mulheres Negras de Niterói, recebeu a Moção de Congratulações e Aplausos pela Câmara Municipal de Niterói/RJ, em 2022.

Amanda dos Santos Moura

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Bruno Barros​

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e graduado em Publicidade e Propaganda pela FAESA (Vitória-ES). Atua como Designer de Produtos Digitais e tem como foco da sua pesquisa estudar a percepção do público em relação a empresas de tecnologia que promovem ações afirmativas raciais.

Luciano Cicero Amaral dos Santos

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FBEF/UERJ).

Nelza Jaqueline Siqueira Franco

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora da rede municipal de educação de Porto Alegre. Licenciada em computação. Especialização em Mídias na Educação e em Ensino Profissionalizante integrado à EJA do ensino médio. Atua com informática educativa e com educação antirracista.

Hellen Freitas​

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista PIBIC do grupo de pesquisa Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD/UFRJ). Componente do projeto Mulheres Negras Fazendo Ciência do Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde (NEGRECS) do Instituto Nutes (UFRJ) e voluntária de seu projeto de extensão “As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência”.

Giselle Barreto Mendes

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi coautora do capítulo “A formação inicial de Professores e a Residência Pedagógica”, do livro “Residência Pedagógica em Ciências Sociais”, organizado pelo Professor Paulo Pirez de Queiroz. Atualmente, cursa Estudos de Mídia, e integra o Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF).
 

Pâmela Guimarães

Professora adjunta nos curso de especialização em Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações e Gestão, Diversidade e Inclusão nas Organizações no IEC da PUC Minas; Professora convidada na Fundação Dom Cabral (FDC). Mestra e doutora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio Ensino Superior.  Atualmente, pós-graduanda em Marketing e Branding (Descomplica Faculdade Digital) e em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado (Descomplica Faculdade Digital).

Millena Salles

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista PIBIC do grupo de pesquisa Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD/UFRJ). Componente do Coletivo de Comunicadores Negros Afro-referenciados da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ) e redatora da ONG ASPLANDE através do projeto de extensão Jovens Empreendedores (CCJE-UFRJ).